Exames Diagnósticos é a solução para quem não pode contar com um plano de saúde, mas necessita de atendimento mais rápido com preço realmente acessível.

 

Tomografia Tórax

 

O que é Tomografia Tórax?

O exame de tomografia computadorizada (TC) de tórax ou torácico serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias (doenças) do pulmão e da caixa torácica, mas também na avaliação de patologia das estruturas do mediastino como doenças cardiovasculares, incluindo os grandes vasos (angio-TC), entre outras. Veja mais informação emoutros exames de Tomografia”. 

 

Indicações da Tomografia Tórax

Entre outros, o exame está indicado na avaliação dos seguintes sinais e sintomas, quando se suspeita que possam ter origem em patologia torácica como:

  • Dispneia (“falta de ar”, dificuldade em respirar);
  • Tosse;
  • Expectoração;
  • Síbilos (“pieira”, “chiadeira”);
  • Fadiga (cansaço);
  • Dor (dor no peito, dor nas costas);

A tomografia de tórax possui indicação, no estudo de várias patologias (doenças), sendo as mais relevantes:

  • Pneumonia complicada;
  • Tuberculose;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Enfisema Pulmonar;
  • Asma complicada ou não controlada;
  • Tumores benignos e malignos (cancro);
  • Patologia dos grandes vasos como a aorta torácica (ex: aneurisma, disseção);
  • Hipertensão pulmonar;

Para além das patologias atrás apresentadas, que estão entre as mais frequentes na população, muitas outras podem ser avaliadas recorrendo à tomografia torácica. Por outro lado, muitas vezes, a indicação do exame é para esclarecer achados descritos num exame de radiologia convencional (“Raio- X torácico”) previamente efetuado.

 

Tomografia de tórax com contraste

Na tomografia computadorizada (TC) do tórax com contraste é estudado o comportamento vascular das estruturas em análise, completando a avaliação inicial sem contraste. A denominação tomografia do tórax sem contraste (TC de tórax sem contraste), como o próprio nome indica, é utilizada para nos referenciarmos à ausência de contraste.

Os produtos de contraste iodados são administrados por via endovenosa (EV) e permitem aumentar o contraste entre as estruturas, importante sobretudo no estudo das estruturas vasculares do mediastino. Também permite uma melhor caracterização de nódulos ou massas torácicas.

A utilização de produtos de contraste iodados está contra-indicada em doentes com insuficiência renal grave e com história de anafilaxia prévia.

Como é feita a Tomografia de tórax?

O paciente deve vestir roupas confortáveis e soltas para o exame, podendo ser convidado a vestir uma bata para usar durante o procedimento. Objetos de metal, como jóias, óculos, próteses dentárias, entre outros, podem afetar as imagens da TC, por isso o paciente deve deixá-los em casa ou retirá-los antes do exame. As mulheres serão convidadas a remover o sutiã se ele contiver fios metálicos.

O exame é realizado por um Técnico de Radiologia. O paciente deve conservar-se em descanso absoluto, uma vez que qualquer movimento deteriorará a imagem médica, tal como acontece em fotografia (quando nos mexemos no momento do disparo).

Durante o exame, o paciente poderá pedir a suspensão do mesmo via intercomunicador caso se sinta desagradável por algum motivo.

Somente após a aprovação do relatório final por parte do Médico Radiologista é que os resultados do exame (imagens e relatório) são divulgados. O estudo de TC de tórax será considerado normal se as estruturas observadas não mostrarem modificações pertinentes ou suspeitas. Caso contrário, o Médico Radiologista descreve as alterações observadas que devem ser relacionadas com os demais MCDT e com a história clínica do paciente.

 

Para fazer seu orçamento entre em contato com a nossa central de agendamento, 

Tel. 11 2348-0193 

Whats 11 99618-8578

Exames que cabem no seu bolso.

 

Preparação, necessidade de jejum

Nos casos em que não é necessária a administração endovenosa de produto de contraste iodado (TC tórax sem contraste), o paciente não necessita de estar em jejum, podendo comer e beber como habitualmente.

Por sua vez, o paciente deverá encontrar-se em jejum, nunca inferior a 4 horas, nos casos de necessidade de administração de contraste (TC tórax com contraste). Neste caso, o paciente deverá ser informado da necessidade de jejum previamente pelo Serviço de Radiologia onde irá efetuar o exame.

O paciente deve informar o seu médico sobre todos os medicamentos que está a tomar e se padece de algum tipo de alergia.

O paciente deve tomar a sua medicação habitual. A suspensão de qualquer tratamento medicamentoso ou outro, deve ser realizada apenas por orientação do médico.

Quanto tempo demora o exame?

Uma TC do tórax possui uma duração média de 10 minutos. Embora a aquisição de imagens não cause qualquer tipo de dor, pode haver algum desconforto pelo fator de ter que permanecer imóvel por vários minutos.

Pré-Agendamento exclusivo para pacientes que durante o dia não tem disponibilidade em agendar seu exame.

 

tomografia-tucuruvi

TOMOGRAFIA TUCURUVI

Av. Nova Cantareira, 2575. Tucuruvi - SP

COMO CHEGAR

Realizamos também outros exames