Exames Diagnósticos é a solução para quem não pode contar com um plano de saúde, mas necessita de atendimento mais rápido com preço realmente acessível.
A tomografia computadorizada (TC) ou TAC da coluna é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de inúmeras patologias (doenças), nomeadamente hérnias discais (de disco), espondilose (artrose na coluna), estenose vertebral (aperto na coluna) espondilolistese (deslizamentos vertebrais), entre outras. Veja mais informação em “outros exames de Tomografia”.
A tomografia computadorizada da coluna pode ser subdividida em:
Tomografia da coluna lombosacra - se a avaliação da TC incide sobre a região lombo sacra (quatro ou cinco vértebras fundidas de S1 a S5).
A avaliação inicial sem contraste poderá ser complementada pela tomografia computadorizada com contraste (TC da coluna com contraste) na qual é avaliado o comportamento vascular das estruturas em estudo. Ou seja, a TC da coluna não precisa de usar contraste em muitas situações, estando o seu uso confinado aos casos em que se torna importante ampliar o contraste entre as estruturas com diferentes fluxos sanguíneos, revelando estruturas hipervascularizadas como é o caso dos tumores e das inflamações.
Os produtos de contraste iodados na TC são aplicados por via endovenosa (EV), devendo existir uma avaliação médica prévia à sua administração. O uso de contrastes pode apresentar riscos aumentados em alguns doentes. A deterioração da função renal e reações alérgicas são alguns dos efeitos secundários ou colaterais conhecidos, pelo que o uso de produtos de contraste iodados não é aconselhado em doentes com insuficiência renal grave e com história de reação anafilática (alergia) prévia.
Apesar de pouco frequente, o efeito secundário mais indesejável é o choque anafilático. Felizmente trata-se de uma complicação rara, que pode ser acautelada através de medicação profilática orientada e para a qual existe tratamento apropriado em meio hospitalar.
As reações adversas que ocorrem com os produtos iodados em TC são mais frequentes relativamente ao uso de gadolínio em Ressonância magnética (RM,) pelo que a RM da coluna pode ser uma excelente alternativa em doentes de risco.
A TC da coluna é um exame extremamente útil como meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT) na avaliação dos seguintes sinais e sintomas:
A TC da coluna é um exame muito importante no diagnóstico e avaliação da resposta aos tratamentos instituídos em diferenciadas patologias (ou doenças). O exame possui indicação, entre outras, no estudo das seguintes patologias:
O paciente deve vestir roupas confortáveis e soltas para o exame, podendo ser convidado a vestir uma bata para usar durante o procedimento. Objetos de metal, como jóias, óculos, próteses dentárias, entre outros, podem afetar as imagens da TC, por isso o paciente deve deixá-los em casa ou retirá-los antes do exame. As mulheres serão convidadas a remover o sutiã se ele contiver fios metálicos.
O exame é realizado por um Técnico de Radiologia. O paciente deve conservar-se em descanso absoluto, uma vez que qualquer movimento deteriorará a imagem médica, tal como acontece em fotografia (quando nos mexemos no momento do disparo).
Durante o exame, o paciente poderá pedir a suspensão do mesmo via intercomunicador caso se sinta desagradável por algum motivo.
Para fazer seu orçamento entre em contato com a nossa central de agendamento,
Tel. 11 2348-0193
Exames que cabem no seu bolso.
Nos casos em que não é necessária a administração endovenosa de produto de contraste iodado (TC de coluna sem contraste), o paciente não necessita de estar em jejum, podendo comer e beber como habitualmente.
Por sua vez, o paciente deverá encontrar-se em jejum, nunca inferior a 4 horas, nos casos de necessidade de administração de contraste (TC de coluna com contraste). Neste caso, o paciente deverá ser informado da necessidade de jejum previamente pelo Serviço de Radiologia onde irá efetuar o exame.
O paciente deve informar o seu médico sobre todos os medicamentos que está a tomar e se padece de algum tipo de alergia.
O paciente deve tomar a sua medicação habitual. A suspensão de qualquer tratamento medicamentoso ou outro, deve ser realizada apenas por orientação do médico.
Uma TC de coluna possui uma duração média de 10 minutos. Embora a aquisição de imagens não cause qualquer tipo de dor, pode haver algum desconforto pelo fator de ter que permanecer imóvel por vários minutos.
Realizamos também outros exames