Exames Diagnósticos é a solução para quem não pode contar com um plano de saúde, mas necessita de atendimento mais rápido com preço realmente acessível.

 

Tomografia Abdome Superior

 

O que é Tomografia Abdome Superior?

tomografia computadorizada (TC) abdominal (do abdómen) é um exame de diagnóstico, muito importante na avaliação de diversas patologias (ou doenças) do fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, glândulas supra-renais, baço, retro peritoneu, intestino delgado, cólon, entre outros órgãos.

Na Tomografia abdominal é avaliado o abdome superior. Pela proximidade anatômica, podem ser realizados outros exames de TC no mesmo momento do exame. A Tomografia pélvica (da pelve) avalia o abdome inferior (parte de baixo da barriga). Designamos por Tomografia abdomino pélvico quando é efetuada a avaliação do abdome e da pelve no mesmo momento do exame. Designamos por Tomografia de Abdome Total quando é avaliado o tórax (TC do tórax) o abdome superior (TC abdominal) e o abdome inferior (TC da pelve). Veja mais informação em “outros exames de Tomografia”. 

 

Como funciona a Tomografia Abdome Superior?

A tomografia computadorizada usa radiação ionizante para produzir imagens do organismo, neste caso do abdome. Um emissor emite a radiação, fazendo-a atravessar o abdome em direção a um receptor. As imagens são geradas tendo por base a radiação emitida vs recebida, após atravessar o abdome.

As imagens geradas são observadas pelo Médico Radiologista, permitindo-lhe distinguir entre aquilo que é normal e patológico. A observação das imagens por parte do Radiologista permite elaborar um laudo onde é descrito o que o médico observou.

A TC de abdome será considerada normal se o Médico Radiologista não encontrar qualquer imagem suspeita de anormalidade. Em caso de alterações, o Médico relata o que observou. O resultado do exame deve ser relacionado com a história clínica do paciente, bem como com outros MCDT realizados.

Indicações da Tomografia Abdominal

A TC do abdome é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias (ou doenças). Como exemplos de algumas patologias, quer nos homens quer nas mulheres, podemos destacar:

  • Apendicite;
  • Pielonefrite;
  • Colite ulcerosa;
  • Doença de Crohn;
  • Pancreatite;
  • Litíase vesicular (“pedra na vesícula”);
  • Cirrose;
  • Pedra dos rins;
  • Quistos (ou cistos) dos ovários;
  • Aneurismas da aorta abdominal;
  • Esplenomegalia;
  • Tumores benignos ou malignos (cancro);
  • Etc..

O exame pode ser desencadeado por alguns sinais e sintomas como a dor abdominal, enfartamento, febre, náuseas ou vômitos, fadiga (cansaço), emagrecimento (perda de peso), entre outros.

Tomografia do abdome com contraste

Na tomografia computadorizada (TC) abdominal com contraste pretende-se avaliar o comportamento vascular das estruturas em estudo. Os produtos de contraste iodados (à base de iodo) são aplicados por via endovenosa e permitem ampliar o contraste entre as estruturas com distintos fluxos sanguíneos, sendo particularmente útil na avaliação das estruturas hipervascularizadas, como por exemplo tumores ou inflamações. A TC abdominal nem sempre precisa de usar contraste, devendo a necessidade de utilização destes produtos ser avaliada pelo Médico Radiologista, mediante as suspeitas clínicas, achados imagiológicos anteriores, etc.

Quanto tempo demora o exame?

Uma TC abdominal possui uma duração média de 10 minutos. Embora a aquisição de imagens não cause qualquer tipo de dor, pode haver algum desconforto pelo fator de ter que permanecer imóvel por vários minutos.

Para fazer seu orçamento entre em contato com a nossa central de agendamento, 

Tel. 11 2348-0193 

Whats 11 99618-8578

Exames que cabem no seu bolso.

 

Como é feita a Tomografia abdominal?

O paciente deve vestir roupas confortáveis e soltas para o exame, podendo ser convidado a vestir uma bata para usar durante o procedimento. Objetos de metal, como jóias, óculos, próteses dentárias, entre outros, podem afetar as imagens da TC, por isso o paciente deve deixá-los em casa ou retirá-los antes do exame. As mulheres serão convidadas a remover o sutiã se ele contiver fios metálicos.

O paciente é posicionado em decúbito dorsal (barriga para cima) na mesa que, seguidamente, correrá para o interior do aparelho de TC.

O exame é realizado por um Técnico de Radiologia. O paciente deve conservar-se em descanso absoluto, uma vez que qualquer movimento deteriorará a imagem médica, tal como acontece em fotografia (quando nos mexemos no momento do disparo).

Durante o exame, o paciente poderá pedir a suspensão do mesmo via intercomunicador caso se sinta desagradável por algum motivo.

O técnico adquire e seleciona as imagens, realizando um controle de qualidade das mesmas antes de proceder ao seu arquivamento (guardadas digitalmente, por norma, num formato standard (DICOM).

Numa fase posterior, o Médico Radiologista analisa as imagens e interpreta o exame. Esta interpretação dá início a um laudo (por escrito) da responsabilidade do Médico Radiologista.

Somente após a aprovação do relatório final por parte do Médico Radiologista é que os resultados do exame (imagens e relatório) são divulgados. O estudo de TC abdominal será considerado normal se as estruturas observadas não mostrarem modificações pertinentes ou suspeitas. Caso contrário, o Médico Radiologista descreve as alterações observadas que devem ser relacionadas com os demais MCDT e com a história clínica do paciente.

Preparação, necessidade de jejum

Nos casos em que não é necessária a administração endovenosa de produto de contraste iodado (TC abdominal sem contraste), o paciente não necessita de estar em jejum, podendo comer e beber como habitualmente.

Por sua vez, o paciente deverá encontrar-se em jejum, nunca inferior a 4 horas, nos casos de necessidade de administração de contraste (TC abdominal com contraste). Neste caso, o paciente deverá ser informado da necessidade de jejum previamente pelo Serviço de Radiologia onde irá efetuar o exame.

O paciente deve informar o seu médico sobre todos os medicamentos que está a tomar e se padece de algum tipo de alergia.

O paciente deve tomar a sua medicação habitual. A suspensão de qualquer tratamento medicamentoso ou outro, deve ser realizada apenas por orientação do médico.

Pré-Agendamento exclusivo para pacientes que durante o dia não tem disponibilidade em agendar seu exame.

 

tomografia-tucuruvi

TOMOGRAFIA TUCURUVI

Av. Nova Cantareira, 2575. Tucuruvi - SP

COMO CHEGAR

Realizamos também outros exames