Exames Diagnósticos é a solução para quem não pode contar com um plano de saúde, mas necessita de atendimento mais rápido com preço realmente acessível.
Conceito de Ressonância do Ombro:
Estudo dos ossos, músculos e ligamentos.
O exame de ressonância magnética (RM) do ombro é um meio complementar com excelente acuidade diagnóstica em distintas patologias (doenças), bem como na avaliação da resposta aos tratamentos instituídos.
O que é ressonância magnética?
O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computadorizada (TC), não utiliza radiação ionizante. A RM funciona com um campo magnético intenso e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.
Na ressonância magnética com contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas em estudo, complementando a avaliação inicial sem contraste.
O gadolínio é uma substância administrada por via endovenosa que aumenta a intensidade de sinal das estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, por exemplo no contexto de tumores ou inflamações. O uso de gadolínio está contra-indicado em doentes com insuficiência renal grave. A amamentação não é contra-indicação para a administração de contraste. No caso de mulheres grávias, o risco é discutido entre o Médico Radiologista e o Médico Assistente. Episódio prévio de reação anafilática a gadolínio é outra contra-indicação para o uso deste tipo de contraste, no entanto as reações são muito menos frequentes comparativamente ao uso de contrastes iodados em TC.
O paciente é posicionado na mesa do equipamento e o técnico especialista coloca um dispositivo chamado de Bobina de RF ao lado da área de interesse do exame, como, por exemplo, o ombro, a cabeça ou o joelho. A seguir, a mesa desliza suavemente para dentro do aparelho onde o paciente permanece durante o exame. O técnico sai da sala, mas fica em constante contato com o paciente através de um aparelho de comunicação interna. Durante o exame o paciente ouve ruídos parecidos com batidas em intervalos irregulares. Isto significa que as imagens estão sendo adquiridas, sendo necessário que o paciente fique imóvel. Dependendo do exame, torna-se necessária a injeção de contraste endovenoso durante o procedimento.
Para fazer seu orçamento entre em contato com a nossa central de agendamento,
Tel. 11 2348-0193
Exames que cabem no seu bolso.
Não é necessário qualquer tipo de preparação para a ressonância magnética. Pode tomar a medicação habitual e geralmente não é necessário jejum. Caso contrário será avisado pelo Serviço de Radiologia onde realizará o exame.
À chegada, o paciente é convidado a trocar a roupa por uma bata e a retirar todos os objetos metálicos que possui, nomeadamente, relógio e acessórios.
Posteriormente é posicionado em decúbito dorsal (“barriga para cima”) na mesa que, de seguida, desliza para o interior do aparelho de RM.
Durante o exame serão dadas instruções via intercomunicador e deverá estar em repouso absoluto, pois qualquer movimento degradará a imagem médica, de forma semelhante ao que acontece em fotografia. Se durante o exame o paciente se sentir desconfortável poderá solicitar a interrupção do mesmo via intercomunicador.
O Técnico de Radiologia executa o exame que posteriormente será interpretado e relatado pelo Médico Radiologista.
Os resultados do exame são conhecidos após o Médico Radiologista validar o relatório final.
O tempo que demora a execução do exame varia de acordo com o tipo de órgão em estudo. A duração média é de 40 minutos (oscila, habitualmente entre os 15 e os 60 minutos).
A RM é um exame não invasivo e indolor, ou seja, o paciente não sente qualquer tipo de dor durante a realização do exame.
Este exame precisa ser agendado (Central e WhatsApp: 11 2348-0193)
Realizamos também outros exames