Exames Diagnósticos é a solução para quem não pode contar com um plano de saúde, mas necessita de atendimento mais rápido com preço realmente acessível.

 

Ressonância Magnética do Abdome Superior

 

Ressonância Magnética do Abdome Superior

Conceito de Ressonância do Abdome Superior:

A Ressonância do Abdome Superior é um exame diagnóstico que capta imagens nítidas e investigativas da região superior do abdome. É utilizado para investigações de problemas no fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares e rins.

Tem a capacidade de mostrar diversas patologias e doenças nos órgãos avaliados e permite uma avaliação morfológica e funcional dos órgãos.

 

A Ressonância Magnética do Abdome Superior não utiliza radiação ionizante, é indolor e não é invasivo. Em algumas situações, o uso de contraste pode ser necessário para melhorar a avaliação da área diagnosticada.

 

O que é ressonância magnética?

O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computadorizada (TC), não utiliza radiação ionizante. A RM funciona com um campo magnético intenso e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.

Ressonância Magnética do Abdome Superior com contraste

Através da ressonância magnética (RM) abdominal com contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas em observação.

 

O gadolínio é uma substância administrada por via endovenosa que aumenta a intensidade de sinal das estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, por exemplo no contexto de tumores ou inflamações. O uso de gadolínio está contra-indicado em doentes com insuficiência renal grave. A amamentação não é contra-indicação para a administração de contraste. No caso de mulheres grávias, o risco é discutido entre o Médico Radiologista e o Médico Assistente. Episódio prévio de reação anafilática a gadolínio é outra contra-indicação para o uso deste tipo de contraste, no entanto as reações são muito menos frequentes comparativamente ao uso de contrastes iodados em TC.

Procedimento da Ressonância do Abdome Superior

O paciente é posicionado na mesa do equipamento e o técnico especialista coloca um dispositivo chamado de Bobina de RF ao lado da área de interesse do exame, como, por exemplo, o ombro, a cabeça ou o joelho. A seguir, a mesa desliza suavemente para dentro do aparelho onde o paciente permanece durante o exame. O técnico sai da sala, mas fica em constante contato com o paciente através de um aparelho de comunicação interna. Durante o exame o paciente ouve ruídos parecidos com batidas em intervalos irregulares. Isto significa que as imagens estão sendo adquiridas, sendo necessário que o paciente fique imóvel. Dependendo do exame, torna-se necessária a injeção de contraste endovenoso durante o procedimento.

Para fazer seu orçamento entre em contato com a nossa central de agendamento, 

Tel. 11 2348-0193 

Exames que cabem no seu bolso.

 

Como é feita a ressonância magnética do abdome superior?

Caso seu médico solicite o exame com contraste, é necessário 4 horas de jejum.

À chegada, o paciente é convidado a trocar a roupa por uma bata e a retirar todos os objetos metálicos que possui, nomeadamente, relógio e acessórios.

Posteriormente é posicionado em decúbito dorsal (“barriga para cima”) na mesa que, de seguida, desliza para o interior do aparelho de RM.

 

Durante o exame serão dadas instruções via intercomunicador e deverá estar em repouso absoluto, pois qualquer movimento degradará a imagem médica, de forma semelhante ao que acontece em fotografia. Se durante o exame o paciente se sentir desconfortável poderá solicitar a interrupção do mesmo via intercomunicador.

 

O Técnico de Radiologia executa o exame que posteriormente será interpretado e relatado pelo Médico Radiologista.

 

Os resultados do exame são conhecidos após o Médico Radiologista validar o relatório final.

 

O tempo que demora a execução do exame varia de acordo com o tipo de órgão em estudo. A duração média é de 40 minutos (oscila, habitualmente entre os 15 e os 60 minutos).

 

A RM é um exame não invasivo e indolor, ou seja, o paciente não sente qualquer tipo de dor durante a realização do exame.

 

Este exame precisa ser agendado (Telefone e WhatsApp.: 11 2348-0193).

Pré-Agendamento exclusivo para pacientes que durante o dia não tem disponibilidade em agendar seu exame.

Realizamos também outros exames