Como é feita a ressonância magnética de bacia?
Não é necessário qualquer tipo de preparação para a ressonância magnética. Pode tomar a medicação habitual e geralmente não é necessário jejum. Caso contrário será avisado pelo Serviço de Radiologia onde realizará o exame.
À chegada, o paciente é convidado a trocar a roupa por uma bata e a retirar todos os objetos metálicos que possui, nomeadamente, relógio e acessórios.
Posteriormente é posicionado em decúbito dorsal (“barriga para cima”) na mesa que, de seguida, desliza para o interior do aparelho de RM.
Durante o exame serão dadas instruções via intercomunicador e deverá estar em repouso absoluto, pois qualquer movimento degradará a imagem médica, de forma semelhante ao que acontece em fotografia. Se durante o exame o paciente se sentir desconfortável poderá solicitar a interrupção do mesmo via intercomunicador.
O Técnico de Radiologia executa o exame que posteriormente será interpretado e relatado pelo Médico Radiologista.
Os resultados do exame são conhecidos após o Médico Radiologista validar o relatório final.
O tempo que demora a execução do exame varia de acordo com o tipo de órgão em estudo. A duração média é de 40 minutos (oscila, habitualmente entre os 15 e os 60 minutos).
A RM é um exame não invasivo e indolor, ou seja, o paciente não sente qualquer tipo de dor durante a realização do exame.
Este exame precisa ser agendado (Central e WhatsApp: 11 2348-0193)